no segundo dia de estadia em Melbourne decidi fazer uma das tour disponíveis e recomendas a turistas. Esta é uma tour de meio dia no meu caso, que nos leva de Melbourne até a floresta a 43 km a Este da cidade. As montanhas ao longe aparentam ter uma cor azulada esse facto deve-se a um químico libertado pela arvores, uma espécie te eucalipto que pode atingir dimensões de cerca de 100 metros de cumprimento. O caminho até a serra e traquilo, como hoje e domingo, as estradas e lugares de descanso estão cheia de famílias e grupos de amigos a fazer desporto. A corrida é muito popular aqui nesta zona apesar das inclinações, tambem a bicicleta tem muitos adptos e é ver o pessoal todo equipado a subir a serra. As vista sao soberbas a a floresta torna-se cada vez mais densa à medida que subimos. Paramos num café para o tomarmos o pequeno almoço a apreciar a floresta, uns magníficos scones bem quentinhos mesmo à medida do ambiente fresquinho que é característico dos locais serranos. lá fora há um local muito bem organizado para alimentar os pássaros, trata-se de um recinto, onde os visitantes daqueles locais podem alimentar os pássaros que vem da floresta à procura de comida. O sítio é limpo, as pessoas tem acesso uma espécie de bandeja com comida onde os pássaros, uma espécie de catatuas brancas e uns outros de plumagem encarnada , vem comer. É proibido alimentar os pássaros fora do local, e existem multas, para quem o fizer, na saída do ringue tem um lavatórios de mãos para nao haver transmissão se doenças etc, nao sou grande fã de alimentar animais selvagens, pois obriga-os a saírem do habitat natural e alterar o ciclo normal das coisa, mas respeito quem o faça e goste. Saímos dali para o objectivo da viagem: o Paffing Billy. Esta atraçao turistica surgiu no inicio do século XX , quando o acesso a cidade começou a ser feitos de outras maneiras, que nao os velhinhos combóios a carvão, assim um grupo de amigos decidiu que dada a importância histórica da linha e do comboio para a região e uma vez que iria ser desativada, comprar ao estado de Vitoria a linha, e torna-lá privada. Hoje em dia os empregados sao essencialmente voluntários que dedicam o seu tempo livre a promover este típico comboio. O comboio continua a ser alimentado a carvão e Madeira, e exigem uma serie de rituais a serem cumpridos antes da partida. Os mais pequenos podem se sentar na janelas com as pernas de fora, nao há perigo de bater em nada a velocidade do comboio é de 15 km/h, e é uma grande alegria para toda a gente cada vez que o comboio apita, na diversas passagens de nível que passamos assim como a casas, é uma loucura de acenar e acenar. Este comboio vivo é uma boa prova de dedicação de uma comunidade a uma causa. No final da viagem foi nos dado um bilhete original, de um cartao grosso muito parecido com o que tínhamos em Portugal ate a 20/ 30 anos atras. Retive a imagem de um pequeno comboio a vapor, com seus fumos característicos, a apitar enquanto fazia uma curva bem prenunciada no meio de uma floresta densa de arvores gigantescas, muito bom!
Depois foi o regresso a Melbourne, para uma tarde livre. Memorial da primeira guerra, que tem uma vista espetacular para a cidade, passei pelo parque da bela vista lá do sítio, onde costumam fazer os festivais de musica, e atravessei a cidade em direcção ao Vitoria Market, o mais conhecido da cidade, um mercado de bargain onde se pode comprar coisas com um preco mais acessível, mas nao muito. O mercado encerra as 17,00h e já nao houve tempo para muitas compras, comprei um cadeado para a mala de viagem que meu foi à vida. Amanha vou ter o dia todo para explorar a cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário