domingo, 26 de maio de 2013

Great Ocean Road....uma estrada muito a Sul

Great Ocean Road

Hoje o dia voltou a começar cedo. Às 7.30 ja a Van esperava à porta do hotel  para uma tirada de 500 km ida e volta. As Agencias de viagens GREyline, AAT king  dominam o mercado do turismo aqui em Melbourne, no entanto há outras pequenas mais especializas que tem o seu lugar com preços mais acessíveis e se a massificaçao do mercado, neste caso small os beautiful até se aplica pois a Vans podem ir a sítios dentro dos parque naturais que os grandes autocarros nao têm acesso. Preco da tour 99 aud por pessoa inclui pequeno almoço ( chá e bolachas) e almoço. O condutor aqui faz tambem papel de guia e na verdade através do seu micro, como se traballha num Call centre ai vai ele comunicando com os turistas. Neste caso o nome do nosso condutor/guia era Peter, um australiano nascido e criado nos arredores de Melbourne, tipo muito simpático de trato fácil sempre disposto a ajudar, com o humor típico dos australianos,  um surfista com  20 anos de experiência ramo. Contou me que quando decidiu entrar neste negocio comprou um carrinha usada e a ideia era proporcionar surf trips de vários dias estudantes estrangeiros que estavam em Melbourne. Contou me tambem como a sua primeira viagem foi épica. Depois de conseguir um grupo de 6 thailandesas,que tinham vindo para a australia estudar inglês, tinha tambem feito uma amizade recente com um irlandês que sabia cantar e tocar viola. então achou interessante a ideia de ter uma surf trip onde os seus clientes podiam ouvir tocar e cantar. todos na carrinha a rumar as melhores praias de surf da australia, eis que de repente as portas de trás da Van se abrem em plena auto-estrada e começam a voar sacos de cama para todos os lados. demoraram quase suas horas a recolher todos os sacos de cama, pois havia alguns que já tinha sido esmagados por camiões e outros estavam na outra faixa de rodagem, mas a aventura nao ficou por na sua primeira estadia, o irlandês saca da sua viola começa a cantar as suas musicas, no final toda agente ficou muito contente a musica era muito interessante. mas uma do grupo foi junto do Peter e perguntou «que língua é que o teu amigo canta ?!»,  Afinal elas tinham vindo para a australia  para aprender inglês, e começar a ouvir um pronuncia irlandesa a cantar admito que nao fosse fácil. 
Fiquei a saber que o surf foi trazido para australia por um Havaiano que veio fazer um demonstração por volta dos anos 40s, e que a primeira pessoa a praticar surf na australia foi uma Sheila,  que na demostraram voluntariou-se  para experimentar. Por falar em voluntarismo, estas duas cidades tem muito respeito e prestam a sua sua homenagem a todos os Australianos que combateram em Guerras, nomeadamente na primeira guerra mundial. foi tambem no fim da primeira guerra mundial que os regressados da guerra, perante um crise e economia que assolava a mundo, decidiram construir a great ocean road , deixando assim uma herança/ memoria a todos  os australianos, e foram criados milhares de postos de emprego que revitalizaram nos anos seguintes a economia da Austrália. A vistas desta estrada sao fantásticas, e a oportunidades de construir nessa zona nao se fizeram esperar e hoje encontra se  vivendas de sonho nas encostas viradas para o mar. O que foi em tempos terra de balieiros como nos Açores, e hoje um região que vive do turismo e da agricultura. O pior pesadelo para esta gente segundo o meu guia Peter é actualmente os fogos florestais que tem varrido matas imensas deste estado de Victoria, obrigando os animais a correr das matas para a praias, para fugir ao Fogo.  No último fogo má região foram encontrados quase 50 kanguro que morreram afogados no mar.  O Peter diz com o seu humor australiano as autoridades ou resolvem este problema dos fogos ou então é melhor ensinarem os kanguro a nadar, senão daqui a alguns anos nao há animais selvagens na zona. Esta zona do estado de Vitoria e muito utilizada no final dos ano que é o verão aqui, e é ver os parques de campismo e os motéis locais cheios de pessoas que vem passar o Natal por estas bandas. Passamos ainda por um  parque natural onde é possivel encontral koalas em estado selvagem,  o objectivo era encontrar pelo menos 10 e depois regressamos, deppois de inspecionar todos os eucalipotos possiveis , la voltamos com a contagem certa. Depois de 5 horas de viagens com diversas paragens a fome começou a apertar e paramos numa povoação chamada Apollo Bay, onde nos deliciamos com um Solvaki , num restaurante grego perdido no fim da Austrália. Uma hora depois voltamos a estrada em direcção a grande atraçao da viagem que sao os 12 apóstolos, o ponto alto da viagem foi , quando ao desfazer uma curva demos com um Koala a passar a estrada naquele ritmo frenetico dos koalas, paramos o transito e certificamos que tudo corria bem com aquele novo amigo, ficaram a fotos,  votando aos Apóstolos que na verdade sao só 8 pois o 9 caiu a poucos anos, mas como segundo o que consta o velho Paddy devia estar com os copos e deve ter contados 12, fonte do meu guia Peter. Estas formações rochosas sao muito parecidas com as arribas da Praia da Rocha, fiquei até a pensar se na verdade os apóstolos que faltavam ali nao estariam na verdade na praia da Rocha, lol. A diferença aqui, é que em vez de os velhos barcos que visitam as grutas na Praia da Rocha e arredores aqui sao helicópteros que em 5 minutos mostram a linha costeira. Junto desta linha existem tambem outros sítios como a uma baia em que ocorreu um naufrágio de navio, e outra chamada london Bridge, que é mais uma vez um rochedo que com a erosão perdeu a sua forma original, a situação caricata da coisa e é aqui que surge a história é que quando a arriba caiu houve um casal que ficou preso do lado do mar, e teve de ser salvo de helicóptero, sendo que o primeiro a a chegar ao local foi um canal de televisão que vinha testemunhar o sucedido, a noticia tornou se machete nao só pelo sucedido como tambem pelo facto do casal salvo nao ser marido e mulher mas ser marido e amante, apartir dai o imaginário popular fez o resto, musicas, e todo merchadising associado. Por fim foi deixar os apóstolos e a london Bridge caída  para trás e regressar a melbourne via auto-estrada. 
Chegamos por volta das 9,00h da noite e ainda deu tempo para ir ao Nandos, comer meia perna de frango,  este restaurante tem a mania que é portugues e então utiliza o nosso galo de Barcelos como imagem de marca, assim como os molhos a dizer portuguese Way, nada ver...



Sem comentários:

Enviar um comentário