quarta-feira, 22 de maio de 2013

Portugueses pelo Mundo - Sydney

Portugueses pelo Mundo - Sydney
.
Em Sydney o dia começa muito cedo,  às 6 da manha a cidade já começa a fervilhar de vida, levantei me cedo, tomei o pequeno almoço no apartamento, com as compras que tinha feito no dia anterior num supermercado junto ao hotel,  ainda nao percebi se se trata de um supermercado tipo elcorte inglês ou se a vida cá é mesmo muito cara. Um litro de leite custa 1,20 aud, e um copo com fruta variada custa 5,5 aud, as bananas estão  a 2,99 aud  ou seja é preciso ter alguma atenção para nao descontrolar o orçamento da viagem. Saí da kent street, virei na liverpool street a  Este, e voltei novamente à esquerdado a bússola apontada para norte,  em direcção a Sydney Bridge. A George street, rua pela qual rumo a norte é fantástica, rodeada de arranha céus e pela azafama das pessoas que se dirigem para o trabalho. mistura-se quem trabalha com quem faz joging  pela manha com turistas acidentais que tiram fotos ao reflexo que o prédios fazem uns nos outros por efeito da luz.  Na arquitectura o moderno mistura-se com o antigo sem efeito de choque, nesta avenida todas grandes marcas da moda têm cá sua representação, e as que nao estão na rua estão dentro dos centros comerciais que se reparte, entre a George street e a sua paralela,  Pitt street nao menos glamorosa. À medida que mais me aproximo do centro da cidade, mais as semelhanças com a baixa de Manhattan, os bons fatos  dos homens e as Sheilas muito bem vestidas complementam o cenário do centro financeiro da cidade. Recomendo uma passagem pela Martin Square um sítio muito tranquilo deste city centre. Depressa cheguei ao Circular Quay, nao levei mais de 30 minutos desde casa. Hoje já nao havia o navio cruzeiro atracado mas havia o movimento frenético dos ferrys que fazem a ligação entre as varias baias de Sydney. Caminhei junto ao famoso bairro the Rocks onde as montras das lojas nos atraem de uma maneira desigual, quer pelo doces de pastelaria, quer pela curiosidade de saber o que na verdade vendem, este é um dos melhores spots para tirar uma fotos da ponte da cidade, e da tão conhecida opera de Sydney.  A ter que decidir o que fazer fui até Opera para ver como era,  até lá passei pelos cais de ferry e comparei preços entre uma tour na baia e um bilhete normal de ferry até a praia do outro lado da Bahia, um sítio chamado Manly beach, fui até a opera sempre saquei uma fotos e fui lá dentro vê como era.  Por dentro a opera é igual ao edificio da Gulbenkian, entre a madeira de cor escura as paredes de cor de cimento as semelhanças sao grandes. foi inaugurado em 1973 ,  demorou 14 anos apos ter sido abandonado pelo arquitecto original, é actualmente uma das sete maravilhas do mundo, foi construído com cash da exploracao de jogos de lotearia, o orcamento derrapou de 7 milhões (1957) para 102 milhões em 1973. Tem no seu maior espaço, lugar para 2679 lugares sentados no seu concert Hall. O design escolhido surgiu através de um concurso onde foram apresentado 200 candidaturas e o edificio que agora visualizamos foi o eleito, representado hoje em dia um ícone da arquitectura do hemisfério Sul.
Saí dali a pensar na praia, e fui comprar um bilhete para ferry de Manly beach, esta e uma maneira diferente e mais económica de passear pelas baias de Sydney, sao 30 minutos de viagem,  mas compensa as magnificas vistas dos arredores da cidade.
Manly Beach é soberba uma praia dedicada ao surf,  com um look dos anos 60 quer nas fachadas dos edifícios que nas lojas, uma marginal junto a praia cheio de vivendas e apartamentos espectaculares. felizmente o dia estava quente e foi um agradável surpresa apanhar ali uns belos raios de sol bem quentinhos. Uma hora depois e uns geladinhos mais tarde, chegou a hora de voltar a cidade. Um vez chegado a a cidade fiquei com a ideia se era possivel voltar para casa de ferry uma vez que o hotel é praticamente colado ao Darling Harbour e havia! Por 5,75 aud bilhetes de ferry. Em Sydney nao há hora de almoço toda a gente come a qualquer hora e em qualquer sítio, a quantidade de esplanadas que existem na cidade é qualquer coisa, o brunch e o método mais utilizado trata se de um pequeno almoço almoçarado, o que nao me parece totalmente errado, principalmente se controlarmos os preços dos restaurante que em media sao 30 aud por prato, sem contar com bebidas e sobremesas, upps ... Enfim o melhore é andar....A Pitt street tambem é espetacular e até há um parte sem transito, totalmente dedicada ao comercio ou seja uma espécie de rua Augusta moderna, ou um ramblas sofisticadas, aqui nao é muito normal haver vendas agressivas de tours ou de qq outras coisa na rua e mesmo nas lojas. Voltei para casa ainda comprei uma baguete para o pequeno almoço e segui para casa,  as 17.00h já é de noite nao fosse este lugar no hemisfério Sul. Já agora confirmo que a agua aqui desce pelo ralo no sentido anti horário, efeito de Coriolis, pelo menos aqui no apartamento. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Sydney Guide - Reconhecimento do Local

Sydney Guide- Reconhecimento do local .

Depois da chegar ao hotel, conseguir a chave do apartamento e tomar um bano quente, parar era morrer alias dormir,  o feito da viagem e da diferença horária começava a quer tem um efeito de atracão para a cama, mas contrariei o assunto vesti os calções e a t shirt e fiz me a vida... Consegui chegar a primeira esquina e percebi que a Malta que andava de short e de t shirt na verdade ou eram nórdicos dos hemisfério  norte, ou então ainda estava quentinhos da noite passada, as 10,30 da manha a temperatura estava abaixo dos 20 grau e de certeza com real feel de 10 graus, voltei para casa, vesti umas calças o hoodie e voltei para a rua ligeiramente mais quente...target do dia procurar localizar no mapa e encontrar  o hop on hop off sightseeing, neste caso o Sydney Explorer, com um bilhete de 40 aud sao 24 horas de transporte para os sítios principais da cidade, a ideia era localizar me, medir distancias entre sítios para depois conseguir fazer sozinho. Aqui como em todo o lado existe, duas linhas a Encarnada e a Azul, a primeira é a mais importante por fica no centro da cidade, a azul vai até a praia da Bondi, Meca do surf por estas zonas. Encontrei a primeira paragem perto do Darling Harbour que na verdade é colado ao Hotel ,  5 minutos a pé, é um sítio espetacular cheio de coisa para fazer, tem o museu da marina com uma navio de guerra, um submarino e outros barcos que se podem visitar, um jardim chinese muito tranquilo, o imaX cinema, centro de covencoes, o aquário de Sydney tudo isto com a vista ocasional do mono rali que passa junto à marina. O local é cheio de esplanadas e sítios para relaxar, foi aqui junto ao museu da marinha que comprei /encontrei a paragem do Sydney explorer, e aí fui eu.
The rocks, foi a mais surpreendente paragem, no entanto fiquei fã da cidade, uma mistura de New york com Londres, mas mais puxado a baixa Manhattan, as avenidas sao largas e os prédios antigos de tijolo misturando com os arranha céus modernos e sofisticados pertencentes aos bancos que sobreviveram a crise financeira dos últimos 5 anos.  Para uma vista diferente e como eram ainda 2 da tarde mudei para o linha azul e fui até a Bundi beach, por caminho passamos pela zona paddington  cheio de lojas de rua com óptimo aspecto numa versão estendida de Portobello road  versão tropical,  passamos também pela zona da night de Sydney que é King Cross, que ficou conhecida pela primeira e maior parada gay do mundo, mantive me sentado,  Logo seguimos para a praia do surf.  Marginal e típica de uma Paraíba cheio de bares de suporte a praia, tem um marginal espectacular, e é ver o mar cheio de surfistas a curtir, como praia nao fiquei apaixonado, temos melhores, no entanto registei algumas boas praias, proibido fumar na praia !!! Sinalização de regras para os surfistas, nomeadamente quem tem prioridade nas ondas ..., entre outras. A vista sobre o oceano pacifico e qualquer coisa fiquei cheio de vontade em meter me na agua. O regresso foi tranquilo passamos pela Rose Bay onde ficam as principais marinhas da cidade, Double Bay que é o alfeite de cá, e regressamos ao ponto de partida junto ao museu da australia. Com o reconhecimento da área feito foi a hora de procura um supermercado para comprar qq coisa para fazer para o jantar. Entre a confusão das 17,00 pior horário para fazer compras é ver o pessoal a despachar para ir para casa jantar. Com a noite a cair o meus olhos começavam também a resistir, fui para casa, jantei e apaguei me.
 

Bom dia Sydney

Bom dia Sydney, 

Cheguei a Sydney as 6.4O am,  o Sol estava a acabar de nascer e deu para aperceber que a pista do aeroporto de Sydney é mesmo em cima da agua, muito parecida com Bali, o trafego aéreo era muito e tivemos que fazer mais 1o minutos de voo para conseguir aterrar. Em terra a excitação era muita, para como  iria ser o dia,  a chegada a barreira da imigração foi rápida e a fila demorou cerca de 20 minutos, entre os olhos ensonados de quem tinha acabado de acordar e o ar cansado de quem acabou de fazer um voo de 14 horas a moral era elevada. Enquanto se esperava uns policias com um ar despachado corriam atras do seu  labrador que farejava tudo e todos na fila de   Espera para emigração, um australiano de meia idade com um ar simpático certificava se que toda aquela gente tinha a documentação necessária para entrar no pais.  Depois de cumpridas  formalidades legais  e o meu passaporte ter recebido o respectivo carimbo foi  caminhar para os tapetes das malas para verificar as surpresas de um voo de 23 horas deste Portugal com passagem por 3 avioes. Nem tudo correu bem para alguns mas a minha estava em boas condições. 
Saída do do terminal, primeiro movimento estratégico foi comprar o cartao de dados para o iPad, a vodfone foi a eleita 30 aud por 4gb  e validade do 30 dias, aqui a poupanças vão ser muitas ....para  terem uma  ideia cada chamada de voz custa 4 euros o minuto fazer e 3.25 receber os SMS sao 1,04 por cada, fiz o meu primeiro deal em terras australianas e fui procurar as indicações para o comboio.  Na plataforma existem maquinas de bilhetes e o bilheteira que esta a funcionar desde as 6 am, paguei  15,90 aud.  O comboio é uma espécie de metro pois a maior parte do circuito esta subterrâneo, a minha estacão foi a Town Hall, que fica entre o financial distrit e a China Town , aqui os preços dos apartamentos apresentaram se com um boa alternativa. O ponto alto da viagen é a passagem pela estão de Circular Quay, onde se deslumbra a primeira vista da Sydney Harbour Bridge, desta vez até tinha um navio de cruzeiro atracado no terminal de junto a ponte ...que vista deu vontade de sair ali a sacar uma foto.  O target agora era outro o apartamento onde ficar, tomar um banho e deixar a mala, a maioria dos hotéis que vi por aqui o check in é depois das 14 o que para quem chega as 8 da manha nao é grande ideia, por isso na reserva enviei uma mensagem a avisar que ia chegar muito cedo, resultou e nao foi preciso pagar nenhum suplemento.  0 apartamento e no 37 andar num dos maiores edifícios da Sydney, trata se de um studio com o minimo exigido para o agradável estadia, de design sofisticado, muito brm situado, junto a george street, é melhor que a foto. Meriton Serviced aprt. Recomendado. 


segunda-feira, 20 de maio de 2013

A viagem

Saída de Lisboa a 3 da tarde com destino a Dublin na Irlanda. Esta era a maneira mais barata de chegar a Austrália, há muita gente que nao sabe isto fica mais barato iniciar uma viagem grande, partindo dos países mais pobres ou em dificuldades, isto é para alguém de Inglaterra que queira ir para a austrália se iniciar a a viagem em Lisboa, embora nao embarque consegue poupar os trocos. Isto porque que faz os preços das viagens de avião tem em conta a capacidade económica dos seus clientes, enfim para a próxima vou comprar bilhetes apartir de Beirute. Sai de Lisboa na Aer Lingus a companhia irlandesa low cost, ... 3 horas de viagem nem um bolachinha ofereceram isto é o chamado austoridade a irlandesa, qualquer dia tempos a TAP a poupar na Sandes.
Aeroporto de Dublin novinho em folha, mas sem ninguém parece o aeroporto do Porto, incrível, grande loja de orgulho irlandês, bem nacionalista..a internet é a borla e de grande velocidade..recomenda se as cadeiras de espera sao confortáveis e da para beber um pint Guiness tranquilamente e pagar com euros. 
De Dublin para abu Dhabi a viagem correu muito bem com um avião novinho em folha equipado a rigor fui quase que as 7 horas que ligam a Irlanda a este emirado nao chegavam. Foi a primeira vez que andei num avião equipado com Wi fly neste caso nao usei por causa dos preços, 12 use por 1 hora, mas admito que é muito útil. Na E -box conseguimos ter acesso a duas camara uma com visão da frente do avião e outra da parte de baixo, nao se percebe nada em grande altitude mas é giro,  A Ethiad companhia aérea do Emirado de ABu Dhabi,  oferece uma espécie de necessair, numa bolsa toda xpto, que contem uma escova de dentes, uns tampões para o ouvidos, umas meias e um tapa olhos, como vou fazer 4 voos vou estar longo de 3 se alguém tiver interesse e envio por correio, cada 3 euros, é meio amarela e presta e tem fecho, ideal para levar para a praia, para levar os óculos de sol por exemplo.
Abu Dhabi o aeroporto parece gerido pela ferrovial, a mesma de Heatrow, há filas para tudo. O areoporto e pequeno e nao tem muito espaço ou seja as salas de espera sao normalmente as salas de embarque o que nao ajuda muito para ver as vistas...as casas de banho sao muito solicitadas e tem as mesquitas lá dentro, enfim vou deixar isto e seguir para Sydney.